Uso constante enfraquece e pode causar manchas.
A ida frequente à manicure não sai da agenda e nenhum cuidado com as
unhas é deixado de lado, mas, mesmo assim, unhas quebradiças e manchadas
surgem de tempos em tempos. Achou esse problema familiar? Segundo a
dermatologista Celina Iwasa, especialista pela Sociedade Brasileira de
Dermatologia, isso pode ser resultado de dieta desequilibrada, doenças -
como a anemia - ou excesso do uso de produtos químicos. "O uso regular
de removedores de esmalte, por exemplo, é um dos principais fatores que podem desidratar ou enfraquecer as unhas", conta. Especialistas dizem como manter as unhas saudáveis
mesmo fazendo uso do removedor. Descubra no quiz a seguir.
Pergunta 1: Acetona e removedor de esmalte são sinônimos?
Não
Nota: "Eles são produtos diferentes, já que a acetona pode ou não ser usada na composição dos removedores de esmalte", aponta a dermatologista Celina Iwasa. Segundo ela, há diversos tipos de removedores no mercado e os que não contêm acetona costumam ser os menos agressivos às unhas e cutículas.
Pergunta 2: Todos os tipos de removedor de esmalte fazem mal às unhas?
Sim. Por isso não podem ser usado com muita frequência
Nota: Mesmo os que não possuem acetona em sua composição apresentam algum tipo de solvente para conseguir eliminar o esmalte das unhas, explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. "Esse composto químico sempre causa enfraquecimento e, se for usado em excesso, deixa as unhas mais quebradiças e com manchas", complementa.
Pergunta 3: De quanto em quanto tempo o removedor de esmaltes pode ser usado?
No máximo uma vez por semana
Nota: A dermatologista Celina Iwasa recomenda usar o removedor uma vez por semana, no máximo. Se for possível usar o produto menos vezes, melhor ainda. Lembre-se apenas de que deixar o mesmo esmalte nas unhas por mais de cinco dias também é altamente prejudicial. O ideal é deixar as unhas sem qualquer produto durante dois dias da semana, pelo menos.
Pergunta 4: Qual é o melhor removedor?
Lenços com óleo na composição
Nota: "Quanto mais oleoso o removedor de esmaltes, menos agressivo ele será às unhas, pois elas também estarão sendo hidratadas durante o processo", explica a dermatologista Samar. Por isso, os lenços são os mais recomendados. Depois deles, dê preferência ao tradicional algodão, que, ao contrário da caneta e da esponja, é descartável. A caneta deve ser a última escolha, pois, dependendo de como for usada, pode agredir as cutículas pelo atrito.
Pergunta 5: Descascar o esmalte com as unhas é prejudicial?
É pior do que tirar o esmalte com removedor
Nota: Segundo a dermatologista Samar, descascar o esmalte com as unhas é pior do que tirá-lo com acetona ou removedor. "Quando você força a unha contra o esmalte, não tira apenas o produto, mas também uma lâmina mais superficial da unha, deixando-a desprotegida", esclarece.
Pergunta 6: O esmalte pode ser tão prejudicial para as unhas quanto o removedor?
Sim
Nota: O esmalte também pode ser altamente agressivo se permanecer por mais de cinco dias: desidrata, deixa as unhas fracas e até com tom esbranquiçado. Para a dermatologista Celina, entre deixar o esmalte sair naturalmente e retirá-lo com removedor, a segunda opção é melhor. O mais ideal, entretanto, é deixar as unhas alguns dias da semana sem esmalte.
*fonte: http://minhavida.uol.com.br
COSMÉTICOS ERÓTICOS: Compre aqui mesmo e receba em casa!



