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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Marca de cosméticos premium traz franquia de butique com serviços de salão

Lojas farão sobrancelhas e depilação corporal. As primeiras devem ser inauguradas em 2014.


A marca americana Benefit Cosmetics, da holding francesa de luxo LVMH, dona de marcas como Louis Vuitton e Givenchy, deve abrir suas primeiras franquias no País no ano que vem. O diferencial das lojas é que, em conjunto com a venda de cosméticos, irá oferecer serviços de salão de beleza.

Butique da Benefit Cosmetics no bairro Soho, em Nova York
Será possível fazer depilação corporal e de sobrancelhas, além de tintura e bronzeamento artificial. "Queremos agregar experiência de compra nesta aquisição. Que o momento seja uma grande festa, com balões, fantasias e balas", conta a presidente da marca no Brasil, Chloe Renard.

A Benefit aposta em estilos e técnicas para realizar os serviços. No site internacional da marca, há entre as opções a depilação inspirada na técnica brasileira.

A marca já é uma das mais vendidas na operação da Sephora no Brasil, que também pertence ao grupo LVMH e é distribuidora exclusiva da Benefit. A Sephora, no entanto, não confirma a informação. "Nós sabíamos que a marca tinha o DNA da brasileira", diz a executiva. A venda de produtos, vendidos há dois anos no País, incluem horas de treinamento de vendedores.

O objetivo nas butiques é atrelar os serviços à venda de cosméticos, anunciados como soluções instantâneas de beleza. Ao final da depilação da sobrancelha, por exemplo, a loja poderá incluir uma maquiagem facial, para disfarçar a vermelhidão na região. 

É um trabalho semelhante ao já feito por marcas nacionais, como Quem Disse Berenice e Contém 1g. Porém, é mais amplo ao não envolver apenas maquiagem. 

Os cosméticos vendidos incluem produtos de maquiagem com preços que partem de R$ 45, nas versões mini, até R$ 189. "As menores permitem às consumidoras experimentar", diz Chloe.

Para reforçar a marca no País, a empresa vai apostar nas plataformas digitais, como redes sociais e blogs. "Queremos nos relacionar com blogueiras. Sabemos que, no Brasil, as consumidoras fazem uma análise de mercado antes de adquirir os produtos. Isso porque nossos produtos são mais caros por aqui por causa de impostos", explica Chloe. A marca tem como foco mulheres de 20 a 35 anos.

A expansão por franquias deve ser gradual, seletiva e começar por São Paulo no ano que vem. Shoppings com característica de alta renda, como Morumbi e Iguatemi, são potenciais escolhas. O custo de investimento em uma butique, que tem em torno de 55 metros quadrados, sem contar o ponto, é de R$ 820 mil.
Podem influenciar no preço, além da marca, componentes importados, como equipamentos e produtos, além de projetos de arquitetura e decoração exclusivos. Isso porque apenas o capital para instalação soma R$ 560 mil.
Hoje a Benefit tem 40 butiques, todas elas lojas próprias, localizadas em dez países. Porém, já tem 900 unidades de bares de sobrancelhas, presentes em 40 países.

Tendência crescente
As franquias de serviços especializados no segmento de beleza são crescentes no País, de acordo com Rogério Feijó, da Associação Brasileira de Franchising. "Desta forma, a marca tem mais apelo. É possível, ao se especializar, ter produtos selecionados, técnicas próprias e alinhar produtos com tendências de moda".
*fonte: http://economia.ig.com.br

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